O PROJETO

O projeto Pintores de Letras quer resgatar e valorizar o ofício dos pintores de fachadas, muros, faixas e cartazes, tirando-os do anonimato e trazendo-os não apenas para o mercado, mas para o discurso formal da comunicação, publicidade e design. O projeto busca também a valorização e o fortalecimento de elementos da cultura e memória gráfica popular catarinense.

Esse processo se dará através do registro, mapeamento e análise da produção de letreiros populares e da profissão de pintor letrista. Fazemos isso por meio de documentação fotográfica para divulgação nas mídias sociais, exposições e um livro.

SEJA UM APOIADOR



IDEALIZADORES


RAFAEL HOFFMANN

Mestre (Jedi) em Ciências da Linguagem, dedica-se a ensinar os paranauês do Design Gráfico a jovens padawans na Unisatc. Com mais de 20 anos de experiência em design, hoje divide o tempo entre a sala de aula, pesquisas sobre tipografia e uma coleção considerável de projetos inacabados. Apesar de não ser exatamente um bom desenhista, teve a cara de pau de criar o Rahma Projekt, um projeto que mistura ilustração, música e design. Com esse projeto, foi premiado no "Premio a la Ilustración Latinoamericana" e finalista do prêmio chinês "Hiii Illustration", ambos em 2013. Na área da tipografia, sua fonte "Mantenha Distância" venceu o Prêmio Bornancini de Design em 2016 e selecionada para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (2017). Em 2021, quebrou a tradição dos projetos inacabados e lançou um romance chamado "Tesouros e Maldições". Já frequentou rodas punk, mas hoje é mais fácil encontrá-lo sofrendo no estádio Heriberto Hülse, correndo pelas ruas de Criciúma ou afundado no sofá com um livro nas mãos. Está se esforçando ao máximo para se aconchegar na zona de conforto, mas ela insiste em fugir.

NICOLE CASTRO

Entrou no curso de Publicidade e Propaganda meio sem saber o que estava fazendo. Lá, percebeu que todas as horas assistindo filmes, lendo revistas de moda e ouvindo música finalmente teriam uma utilidade. Desde então, atua há quase dez anos na área de comunicação, passando por agências de publicidade e setores de marketing. Possui especialização em Pesquisa de Tendência e Inovação, foi embaixadora do Clube de Criação Brasil e voluntária no setor de comunicação do TEDx Criciúma. Hoje, trabalha na área de marketing de operações, construindo estratégias de automação para gerenciar o relacionamento com clientes (parece chato, mas é tipo montar quebra-cabeça). Nas horas vagas continua assistindo filmes, lendo revistas de moda e ouvindo música. Além de tentar controlar o impulso capitalista de querer comercializar seus hobbies.